A importância da atividade física

Em meio a crises como esta que estamos vivendo, do covid-19, as pessoas tendem a esquecer de muitos hábitos saudáveis, visto que a nossa mente se preocupa com muitas outras coisas que consideramos “mais importantes”. Hoje vamos mostrar como a atividade física pode trazer uma vida mais feliz e de qualidade a quem pratica.

Já é comprovado que a prática regular de atividades pode contribuir positivamente em vários aspectos da nossa saúde física e mental, com a prática regular os benefícios são ainda mais perceptíveis.

• Melhora nossas estruturas ósseas e musculares
• Reduz a pressão arterial
• Combate o stress (e todos os hormônios ruins ligados a ele)
• Alivia tensão muscular
• Proporciona bem estar psicológico, por nos afastar dos problemas cotidianos
• Age contra doenças como osteoporose, diabetes, risco de infarto
• Aumenta a autoestima
• Melhora a postura
• Aumenta a imunidade
• Age contra a obesidade

Ninguém quer viver uma vida estressante, certo? Todos nós precisamos aliviar o estresse adquirido ao longo da semana com compromissos, projetos no trabalho, expedientes longos, e desentendimentos para funcionar melhor na semana seguinte. 

Porém, quando o cortisol, o conhecido hormônio do estresse, sofre alterações, as consequências são ruins para nosso organismo. O seu aumento causa dificuldade na aprendizagem, lapsos de memória, aumento de peso, diminuição do apetite, entre outros. 

O cortisol baixo também é um problema, pois resulta em fadiga, fraqueza, desejo repentino de comer doces (o que contribui para uma alimentação nada saudável) e depressão. 

Além de reduzir os níveis de cortisol, a atividade física relaxa o corpo e a mente. Práticas como yoga e pilates, em especial, são ótimas para nos ajudar a controlar o fluxo de pensamentos, limpar a mente de problemas os quais não conseguimos resolver e focar no presente.

É fato que muitas pessoas esperam ansiosas pelo retorno das atividades das academias, mas enquanto isso não acontece é preciso se virar como pode, seja com um treino em casa ou em alguns casos, nas academias compartilhadas dos residenciais. Com a mudança do estilo de vida de muitas pessoas nos últimos anos, as construtoras já sabem que é indispensável uma boa academia nos empreendimentos para suprir as necessidades de exercícios dos moradores.

Com a inclusão das academias nos empreendimentos, ficou mais fácil ficar em forma, e os hábitos sedentários perderam a sua vez. Hoje, o morador tem a disposição vários empreendimentos com áreas de lazer preparadas com o melhor possível para manter uma alta qualidade de vida.

Hoje, as pessoas já tem a noção da importância da atividade física, diferente do que acontecia no passado, onde muitas pessoas não tinham essa visão. Embora hoje, seja unanime que a atividade física tem seu valor fundamental, ainda não são todos que a praticam regularmente.

O ideal para a saúde é que o exercício físico se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta. Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os “atletas de final de semana”. Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom para a saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que se iniciam.

Com uma prática regular, o corpo pode pedir um auxilio, seja na alimentação, tanto no estímulo, isso só reforça a importância de ter um profissional de Ed. Fisíca e um Nutricionista para ajudar você a alcançar os seus objetivos.

Esporte é vida, esporte é saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *