Mobilidade Urbana – Uma constante evolução

Estamos em 2020, lidando com as questões que cercam a contemporaneidade, dentre elas a mobilidade urbana. Atualmente, as grande cidades enfrentam desafios sobre como promover uma mobilidade eficiente e de qualidade, seja no cunho coletivo, como no individual.

É fato que nos dias atuais, as pessoas precisam se locomover com agilidade e praticidade, porém, isso nem sempre é possível, devido a grande quantidade de circulação de veículos nas zonas metropolitanas. Balneário Camboriú, por exemplo, é a cidade mais densamente povoada do estado de Santa Catarina, o que gera uma grande aglomeração de pessoas em um pequeno espaço, com seus veículos “pra lá e pra cá”.

Em nossa cidade por exemplo é fato que o carro é o meio de transporte principal para o deslocamento de pessoas, mas recentemente o comportamento dos munícipes está mudando. Hoje vamos conferir algumas opções de mobilidade que estão presentes no dia-a-dia das pessoas!

Motocicletas – Elas se destacam pela praticidade e agilidade, além é claro, da economia. São meios muito rápidos para o deslocamento, devido ao seu pequeno porte ela pode passar em trechos congestionados com mais facilidade, otimizando tempo e consequentemente, combustível. Além disso, o meio é utilizado por muitos prestadores de serviços, com destaque para o recente aumento de entregadores de aplicativos de alimentação, tais como iFood, Uber Eats, Rappi, Aiqfome, dentre outros. Tais apps demonstram um novo emprego para as motos, que trazem seu alimento na porta da sua casa. Você gosta de agilidade na entrega, certo?! Isso certamente não seria possível se elas fossem feitas com um meio de entrega mais robusto, tal como um carro.

Honda – Divulgação

Bicicletas – Magrelas, como são conhecidas no âmbito popular também tem sua parcela de usuários nos meios urbanos, e não só pelo baixo custo de aquisição, mas também pelo seu valor para a saúde física e mental. Nada melhor que passear na orla da praia com sua “bike” no final de tarde não é mesmo?! Balneário Camboriú, oferece aos ciclistas uma ampla rede cicloviária, o que facilita o deslocamento dos usuários e delimita os perímetros para a prática esportiva. Assim como as motos, as bicicletas também são utilizadas para serviços de entrega, porém, em uma escala menor.

Ciclovia da praia de Balneário Camboriú – Lucian Crispim

Taxis – Os taxis também são uma opção para se deslocar pela cidade, principalmente para quem ainda não conhece bem o município. Tradicionalmente, são frequentemente encontrados em pontos turísticos, rodoviária e outros pontos espalhados pela cidade.

ShutterStock

Carros de aplicativo – Desde que a Uber estabeleceu seu funcionamento em diversos países mundo afora, o modelo de negócio se popularizou, causando o surgimento de novas empresas do ramo. A eficiência, o custo-beneficio e o padrão de qualidade são os maiores diferenciais, tudo isso com uma integração com a tecnologia que a tempos atrás não tínhamos ideia de que poderia ocorrer. Seja turista ou morador, todos usam dos serviços dos apps de transporte, seja para ir ao trabalho ou para ir ao mercado comprar aquela lasanha.

Uber – Divulgação

Ônibus – Utilizados em sua maioria por trabalhadores, os ônibus nunca saem de moda, eles são baratos e populares, passam na maioria dos bairros e tem horários pré-estabelecidos para cada ponto. Os ônibus representam um diferencial significativo na mobilidade urbana, pois comparado a um carro, que é o veículo mais utilizado nas cidades, ele transporta muito mais pessoas e ocupa um espaço muito menor no meio urbano. Em um ônibus tradicional, cerca de 58 pessoas podem ser transportadas, se colocadas em carros, seriam necessários cerca de 11 carros, levando em conta 5 pessoas por veículo. Esta comparação retrata a necessidade da gestão pública em abraçar a ideia do transporte coletivo de qualidade e seguro para todos.

Ônibus Bombondinho na Orla de Balneário Camboriú – Lucian Crispim

Mobilidade Urbana está diretamente ligada com qualidade de vida, este tema sempre deve guiar o debate público afim de desenvolver as ideias de modo sustentável, construindo uma cidade melhor para transitar, o que gera uma cidade melhor para se viver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *