Outubro Rosa movimenta ações em Balneário Camboriú

O mês de outubro é marcado pelas campanhas de conscientização do Outubro Rosa pelo mundo todo e não poderia ser diferente em Balneário Camboriú. O objetivo principal é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero. As campanhas também alertam o público feminino e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce das duas doenças.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras. Isto representa em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019. O risco estimado é de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Por isso a importância das ações do Outubro Rosa em todos as instâncias.

Desse modo, para o Outubro Rosa, Balneário Camboriú disponibilizará o consultório móvel para a realização de consultas. Durante todas as segundas-feiras do mês a unidade estará nos Centros Educacionais Municipais Nova Esperança, Médici e Alfredo Domingos. Assim, serão realizadas orientações e rodas de conversas para as meninas das escolas, a partir de 12 anos. Moradores dos bairros em que estas instituições se localizam também estão convidados a participar.

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde CAS, Central, Estados, Municípios, Vila Real, Barra, Nova Esperança e o Paço Municipal receberão a Oficina da Mama, para incentivar o autoexame e a detecção precoce de câncer. No Dia D (19/10) da campanha do Outubro Rosa, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas com atendimentos voltados para a saúde da mulher e vacinação.

Proteção da mulher em Balneário Camboriú

Para além das campanhas do Outubro Rosa, Balneário Camboriú também enfatiza a proteção da mulher e seu bem-estar social. Neste ano foi criada a Casa da Mulher e do Voluntariado, que disponibiliza 40 oficinas e o programa ABRAÇO à Mulher. A casa de acolhimento foi feita para receber mulheres vítimas de violência, onde recebem apoio emocional, jurídico e para inserção no mercado de trabalho.

Do mesmo modo, em Balneário Camboriú também existe a Casa das Anas. A ONG funciona como um abrigo com o objetivo de oferecer acolhimento institucional para mulheres em situação de violência. Assim, é oferecido proteção social para mulheres que necessitam apoio para o fortalecimento de vínculos, da autoestima e reconstrução de seu projeto de vida.

No entanto, mesmo com o apoio do município, ambas instituições trabalham com voluntários e necessitam de ajuda da população. A Casa da Mulher e do Voluntariado pode ser encontrada Rua 2850, nº 303, em Balneário Camboriú. Enquanto a Casa das Anas recebe apoio através do seu site.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ocorrem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O INCA alerta para os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor. Também pode ocorrer pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.  Outra possibilidade é a aparição de pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Ainda assim, é preciso ressaltar também para que o auto-exame não serve como substituto da mamografia, por exemplo. Ele é importante para a conscientização e prevenção das mulheres, mas precisa ser trabalhado em acordo com outras práticas de saúde. As campanhas, orienta o INCA, devem se pautar por: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

Outubro rosa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *