Dicas para organizar um checklist para hora da mudança

Comprar uma casa nova é um momento muito especial na vida das pessoas. O processo de escolha do lugar dos sonhos e as expectativas criadas são momentos prazerosos. O ato de mudar, em si, é algo revigorante. Mas a mudança pode acabar sendo muito desgastante, principalmente se ela for feita de maneira desorganizada. Por isso a imobi BC vai dar dicas para organizar um checklist para a hora da mudança.

Assim como escolher o bairro e o apartamento (ou casa) é feito com antecedência e muito bem pensado. Fazer o checklist para hora da mudança também deve ser planejado muito antes do último dia na lar antigo. O ideal mesmo é que com pelo menos um mês antes de se mudar, você tenha elaborado uma programação.

Os primeiros passos são os mais básicos nesse sentido. É preciso, primeiramente, avisar a direção do condomínio, caso more em um, da mudança. Além disso, programar também a troca de endereços para a correspondência, conforme a data final tenha sido decidida. Outro ponto inicial é encontrar uma transportadora para levar os móveis e materiais até o destino. É importante estabelecer o contato com uma equipe confiável, que vai trabalhar com segurança na hora do transporte. 

E, por último, tirar as medidas do novo imóvel, para saber exatamente onde cada móvel será colocado e também se há espaço para tudo. Além disso, pode ser necessário fazer a compra de algum outro aparelho e, por isso, deve-se ter noção do espaço. Estes foram os pontos iniciais do checklist para hora da mudança. Agora vamos dar dicas dos momentos mais próximos do dia tão aguardado.

Checklist para hora da mudança

Com a aproximação do dia da mudança você precisa começar a tomar medidas mais práticas, no sentido de armazenar os seus objetos. Comece adquirindo os materiais para embalagem, como caixas de papelão, plástico bolha, isopor e adesivos. Tudo isso vai ser útil para evitar qualquer acidente na hora de mudar. Também existe uma máxima bastante conhecida “você só sabe o quanto de coisas tem na sua casa na hora de mudar”. Por isso, comece embalando aqueles objetos que usa pouco no cotidiano e não farão tanta falta. Não esqueça de proteger bem as embalagens e escrever na caixa o conteúdo que ela está guardando, isto vai ajudar na hora de desempacotar.

Depois de marcar esta parte no seu checklist para hora da mudança, não podemos deixar de falar dos animais e das plantas, caso você possua. Pense bem como fazer o transporte e a adaptação deles, principalmente do animal de estimação, que pode ficar assustado com a movimentação estranha. Outra lembrança importante é começar a utilizar os produtos da geladeira que estão armazenados, comprando novamente só algo para cozinhar em pouco tempo, por exemplo.

Saiba bem os horários de mudança, principalmente para lugares com condomínio. Muitas vezes é exigido que este processo seja realizado em horários específicos. Conforme a data fica mais próxima, comece a desligar alguns eletrodomésticos, como a geladeira, para que dê tempo de descongelar completamente. Deixe de fora das embalagens somente os objetos mais importantes para o dia a dia. 

Eventuais equipamentos com combustível, como cortador de grama, devem ser esvaziados adequadamente antes de mudar. Também é importante frisar o desligamento de todos os eletrodomésticos um dia antes da mudança, para que todos estejam em temperatura ambiente. 

Pronto! Você completou o checklist para hora da mudança. Lembre-se sempre de anotar tudo com antecedência para ir marcando e depois poder aproveitar o máximo do seu novo lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *