Natureza X Urbanização, Balneário Camboriú como modelo de integração.

O século XXI fez com que a população mundial aumentasse consideravelmente, fazendo com que o número de imóveis crescesse de forma acelerada para acomodar tantas pessoas. Sendo assim, o que antes crescia em um ritmo modesto no Brasil, hoje alcança níveis de crescimento nunca antes vistos. Tal fato, faz com que novas residências tenham que ser construídas, novas áreas residenciais sejam criadas e com isso a infraestrutura das cidades é forçada a se modernizar e evoluir, assim como aconteceu com Balneário Camboriú e sua natureza.

Muito se fala em crescer de forma sustentável, sem prejudicar o bem mais precioso da Terra, a natureza. Para isso, é preciso refletir a respeito da integração entre Natureza e o urbanismo das cidades em crescimento populacional. Hoje vamos conhecer como a cidades Catarinense de Balneário Camboriú lida com este tema.

Balneário Camboriú e sua natureza

Desde que foi concebida, a cidade de Balneário Camboriú sempre prezou pela integração entre natureza e infraestrutura, hoje a cidade conta com uma imensa área preservada, sendo reconhecida pela qualidade das regiões das praias agrestes como Interpraias, na parte sul do seu território.

A zona urbana conta com uma arborização notável, principalmente nas praias onde é possível encontrar diversas arvores e plantas que trazem ainda mais beleza para a cidade.

Letreiro Eu ♥ BC, localizado na Barra sul – Lucian Crispim

Nada melhor do que caminhar na orla ao entardecer e poder contemplar a natureza em meio a “selva de pedra”. Andar pelo centro é ver diversas inserções de elementos naturais na paisagem, não só incluindo árvores mas também canteiros, com flores diversas que florescem em todas as épocas do ano.

Canteiro na Avenida Martin Luther – Lucian Crispim

Os canteiros são comuns em toda extensão das avenidas, com flores das mais variadas cores e formas. Então, quando você está no semáforo aguardando o sinal verde, pode olhar para o lado e ver um verde muito mais vivo!

Além da presença de diversos elementos vegetais que trazem ainda mais beleza para a cidade, podemos destacar também, a presença dos animais. Desde aves, até roedores simpáticos, a cidade possui diversos pontos onde os animais são vistos com frequência. Destacamos a presença das capivaras nos rios da cidade, as visitas de lobos marinhos nas praias e até mesmo a presença de golfinhos em alguns momentos do ano.

Capivara nas margens do Rio Marambaia – Lucian Crispim

Em todas as áreas citadas houve uma preocupação com a harmonização entre elementos naturais e as áreas construídas, o que traz um paisagismo mais agradável aos olhos e torna a cidade ainda mais bela.

BC é pra você!

Se você ainda não conhece a cidade mas já ouviu falar do nosso lugar, venha conhecer! Aqui, você certamente irá encontrar um lugar feliz para viver, pois BC está entre as cidades com o IDH mais alto do estado!

Precisa de ajuda para encontrar seu cantinho, entre em contato conosco clicando aqui!

por Lucian Crispim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *