Imóvel para dois? Saiba o que considerar na hora de escolher o lar

Imóvel para dois? Saiba o que considerar na hora de escolher o lar

O dia dos namorados está aí e pode ser uma boa oportunidade para um novo passo. Sabe quando chega aquela hora em que a gente pensa em unir as escovas de dente? Começa a saga na procura por um novo lar. Um ambiente que se encaixe nas necessidades dos dois, que talvez não seja assim tão grande, afinal vocês estão começando a vida ou ainda que seja mais perto do trabalho dela. Essa busca não precisa ser tão difícil se tiver uma consultoria de imóvel. Muitos casais ao eleger suas prioridades para a casa nova, já conseguem filtrar melhor a busca e nesse momento uma imobiliária é a melhor amiga.


Uma imobiliária pode ajudar na parte burocrática dessa procura, por exemplo se vocês vão alugar é necessário conhecer as regras do contrato. Querem ter um cachorrinho? Precisa saber se o proprietário aceita. Necessitam dar garantia, o famoso calção de entrada? O corretor pode verificar as condições. Pensaram em um imóvel alugado agora para depois investir em um próprio? É importante saber qual o tempo mínimo previsto para a locação. Desejam um imóvel mobiliado? Esse fator é mais um critério na busca. Todos os detalhes para a mudança, incluindo a localização, os acessos como supermercado, farmácia, trabalho, academia podem ser definidos para facilitar a busca.

Melhor procurar ajuda?

Agora, se vocês já estão planejando a mais tempo e pretendem comprar um imóvel, outras coisas também são importantes para entrarem na programação. Conforme o tempo que pretendem se mudar, um imóvel na planta, inteiramente novo pode ser uma opção. Agora se o sonho não pode esperar tanto, o ideal é saber as condições do apartamento ou casa que vai ser adquirido. Uma vistoria para saber se o local não tem  rachaduras, infiltrações, se apresenta algum problema na estrutura, são coisas que a gente sabe bem, um pouco “chatas”, mas necessárias. Isso e muito mais, a imobiliária pode te ajudar. Pensou em um apartamento com suite/ Quem sabe dois banheiros ou ainda uma cozinha grande para receber os amigos e marcar aquele jantar gostoso. A parte estética e de versatilidade do imóvel podem ser alinhados também com o corretor.

Investimentos para além do imóvel

Todos os planos programados e os detalhes do imóvel acertados, então é hora de partir para os outros passos. Se o assunto é trazer os sonhos para a realidade, não podemos deixar de pensar no quão é primordial balancear as despesas, não é mesmo? Comece primeiro por custos permanentes, como pagamento de água, luz, condomínio (se for caso), IPTU, supermercado e demais questões que sejam básicas a vocês.

Assim, antes de comprar  ou alugar o imóvel, o casal precisa saber quais são as reais condições a fim de se manter naquele local. Da mesma forma é preciso saber o quanto se pode investir mensalmente, seja no valor de um aluguel ou na parcela de compra deste imóvel.  Para calcular, o dois devem analisar qual a quantia confortável para comprometer de seu orçamento.

Não existe uma opção melhor do que a outra, quando se trata de aluguel ou compra. Em ambas as alternativas, podem haver vantagens e desvantagens, sendo que cabe ao casal decidir qual das duas é capaz de satisfazer às necessidades da melhor forma. Vale lembrar que estão apenas iniciando a vida juntos e que futuramente poderão fazer novos planos. Independente da escolha, existem opções viáveis de financiamento, caso optem por isso.

Tirando as dúvidas

Na hora da decisão, aqui vai uma dica importante: visite o local de dia e se possível a noite, assim vocês vão saber exatamente como é o movimento e as interações ao redor. Procure conversar com vizinhos, saber os pontos de acesso que podem facilitar a vida de vocês. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas: se o imóvel é barulhento, como é o trânsito no local, qual a quantidade de apartamentos por andar (no caso de prédios), se tem ambulatório acessível, conveniência por perto.

É normal a ansiedade em achar logo o local certo, mas lembrem-se essa é uma decisão a longo prazo e não averiguar todos os detalhes do imóvel pode acabar resultando em uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, uma ajuda é sempre bem vinda. Contem todas as dúvidas a imobiliária que escolherem, não tenham medo de perguntar, buscar por eventuais defeitos até terem todas as questões sanadas.

Ao realizar uma busca, é comum se deparar com diversas opções e até ficar na curiosidade para realizar visitas. Porém, caso o imóvel não tenha as características necessárias, não adianta visitar, pois será apenas perda de tempo. Para que isso não aconteça, outra dica é criar uma tabela elencando o quanto o lugar escolhido se encaixa em uma lista de necessidades. Assim, podem agendar visita apenas aos locais que passarem por uma seleção prévia.

Hora de fechar negócio

Visitou e gostou? Hora de fechar o negócio. Pode parecer trivial, mas a documentação é um dos principais empecilhos em um negócio imobiliário. Então, enquanto escolhem o novo lar certifiquem-se de possuir todos os documentos necessários para não serem pegos de surpresa depois do imóvel escolhido. Tudo pronto? Ótimo, agora é a hora de curtir a nova vida. Arrumar as malas, escolher os móveis, organizar a maneira do casal. O imóvel deve refletir a vida de vocês.

Confira esta e outras dicas no nosso blog

Uma resposta para “Imóvel para dois? Saiba o que considerar na hora de escolher o lar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *