Entenda as diferenças entre área total, área privativa, área útil e área comum.

Sempre que procuramos informações sobre um apartamento, encontramos palavras diferentes para definir as áreas do imóvel e do empreendimento. São elas: área comum, área privativa, área total e área útil. Elas são coisas diferentes e muitas vezes podem confundir os compradores. Essas informações são relevantes pois influenciam até mesmo nas taxas de condomínios, como por exemplo as áreas comuns, onde o valor das taxas é dividido entre os moradores.

Hoje iremos mostrar a você as diferenças entre estas áreas, isso te ajudará a entender melhor como se distribui estas divisões dentro de um imóvel e o empreendimento ao qual está inserido.

Área comum

Considera-se área comum todos os espaços onde o morador pode frequentar, além do seu apartamento em si. Estas áreas podem ser para os mais variados usos, porém destacam-se as áreas de lazer, piscinas, salões de festas, salas de ginástica, academia, salas de jogos, quadras poliesportivas, espaços gourmet, quiosques de festas, saunas, cinemas, bibliotecas, espaços de leitura, dentre outros. Podemos mencionar também, as áreas de circulação, como os corredores do empreendimento, os elevadores, as escadas e a portaria de entrada.

Em alguns empreendimentos as vagas de garagem não são particulares, sendo que os moradores fazem uso de um estacionamento rotativo, dessa forma, o estacionamento do empreendimento pode ser considerado como área comum.

Área de piscina – Lucian Crispim

Geralmente, despesas como pagamento de funcionários e manutenções em geral são custeadas pelos condóminos, dividindo os custos de acordo com o regimento interno do condomínio.

Área Privativa

Esta é a área onde somente o proprietário pode fazer uso, ou seja, é o apartamento em si. Na metragem, está incluso todas as áreas, incluindo as paredes que dividem os cômodos, seguindo as diretrizes técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Caso uma parede seja um divisória entre dos apartamentos diferentes, ela terá o meio da sua espessura como referencial de medida para o cálculo, isto é, se uma parede de 20 centímetros de espessura está entre dois apartamentos diferentes, cada apartamento terá 10 centímetros dessa espessura.

Além disso, incluímos também a vaga de garagem como área privativa, exceto quando o empreendimento possui garagem rotativa.

Sala de Jantar – Lucian Crispim

A área privativa é sem dúvidas o fator mais importante dentre as metragens apresentadas, pois é nela que você passará a maior parte do tempo, é onde você viverá dentro do empreendimento, sem dúvidas esta é a área mais importante a ser considerada.

Área Útil

Semelhante a área privativa, porém não engloba as paredes e demais estruturas de fundação como colunas, pilares e demais elementos de divisão. Usa-se como referencial o fato da área útil ser todo espaço onde é possível varrer, por esse motivo, também é conhecida como “área de vassoura”.

Living do apartamento onde as colunas não fazem parte da área útil, somente da área privativa.
Lucian Crispim

O termo era mais utilizado no passado, entretanto, caiu em desuso nos últimos anos, sendo ofuscado pela utilização da Área Privativa como fator mais importante.

Área Total

A Área Total é a soma da área privativa do apartamento, das vagas de garagem e da fração da área comum que pertence ao proprietário.

A fração da área comum é calculada de acordo com a proporcionalidade de cada condomínio, por exemplo: se um condomínio possui 30 moradores proprietários de apartamento, cada morador tem direito a 1/30 das áreas comuns, esta fração de 1/30 é somada a área privativa do apartamento e da garagem e o resultado é a área total.

_____________________________________________________________________

Venha conhecer mais sobre nossa empresa, nossos diferenciais vão muito além do que você imagina, mas para isso, é necessário que você venha tomar um cafezinho conosco.

Passa aqui – R 1101, N287, Sala 02 – Centro – Balneário Camboriú.

Não vai conseguir vir? Liga pra gente!

Responsável Vendas 47996666182● Responsável Administrativo 47988542516

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *